Saiba como fazer de seu carro um seminovo valorizado no futuro

O mercado de seminovos está em alta, principalmente no segmento premium (veja mais aqui), tanto para quem quer comprar, como quem está pensando em vender. Mas é importante ficar atento aos fatores que podem deixar o seu carro ainda mais valorizado na futura revenda. Aliando um veículo em boas condições e o mercado aquecido, você conseguirá um bom negócio na venda e, consequentemente, fazer um upgrade na garagem, caso sua intenção seja a troca.

Um importante fator que faz um carro ser valorizado na revenda é a conhecida “lei da oferta e da procura”. Alguns modelos são conhecidos no mercado pela facilidade e valorização da sua venda. Podemos citar o Jeep Compass, que caiu nas graças dos brasileiros e é, por exemplo, o carro mais vendido na JBS nos últimos três anos. Chega no show-room e nem esquenta o lugar. Já sai para uma nova garagem.

Mas o fato de tem um best-seller não é garantia de uma boa revenda. É preciso cuidar de seu automóvel durante sua convivência, tomando cuidados básicos, mas que podem significar uma boa negociação futura.

É fundamental que você faça todas as revisões do carro na concessionária. Além de manter a garantia de fábrica, que é muito valorizada na revenda ou troca, a prática dá a certeza ao futuro comprador que apenas produtos originais e recomendados no manual do fabricante foram utilizados no veículo.

Uma ação simples, como manter os pneus calibrados, alinhados e balanceados, também representa um ponto positivo na negociação adiante. Isso porque, dessa forma, você preservará por mais tempo os pneus. Vender um carro com os “sapatos gastos” vai afetar o valor total do carro, pois a loja ou futuro proprietário terá que gastar para fazer a troca de imediato.

Outros fatores pesam bastante na revenda ou troca de seu carro, como a quilometragem e a aparência da pintura, carroceria e interior. Nem sempre é possível economizar no uso diário para poupar o veículo, mas se for possível, pense que tudo que você fizer hoje pelo seu colega de quatro rodas refletirá significativamente, de forma positiva, na hora de dar adeus a ele.

Voltar para o blog

Aguarde, carregando...